"É muito lindo o trabalho que elas fazem!!!"

4.5.13 8 Comments A+ a-

E foi esse o título que ela deu ao seu texto. 

Daniele Gindri Camargo, 29 anos, moradora de Santiago/RS, uma das mulheres mais guerreiras que já conheci, ainda lavada de ocitocina, com 1 semaninha de parida, me enviou essas palavras sobre o trabalho das doulas e sobre o meu trabalho em especial. 

Dani, se um dia eu me sentir cansada, ou se por acaso eu pensar em jogar tudo pro alto, tuas palavras me colocarão novamente no caminho.
Eternamente grata por dividir comigo um momento tão especial em tua vida!

<3

"Falar sobre o trabalho que uma Doula faz vai muito além de belas palavras em um papel... pra conseguir entender o valor e a dedicação que essa ‘mulher q serve’ desempenha é preciso viver a experiência de ter uma Doula durante a gravidez, parto e pós-parto, seja em parto normal, humanizado, hospitalar, domiciliar ou cesárea.. 
Doula é muito mais do que se pode imaginar... eu explicava a uma amiga esses dias sobre o que é uma Doula... mas faltam palavras, adjetivos, argumentos... É MUITO LINDO O TRABALHO QUE ELAS FAZEM, TANTA DEDICAÇÃO, ENTREGA, ATENÇÃO, CARINHO..... e o principal: ela se doa para uma outra mulher que possivelmente nunca tenha visto antes na vida!!  \\o//
Até as semanas que precederam o parto da minha filha Sofia eu ainda me questionava qual era o papel da Doula, se era realmente necessário ter uma ou até mesmo pensava: o que será que ela vai fazer para aliviar as dores que sabemos serem tão fortes e incontroláveis que pra muitas mulheres é insuportável só de pensar.
Eis que surge a minha situação para encontrar todas as respostas... mais de 30 dias longe de casa, gestação fechando 40 semanas, marido afastado do trabalho e a ansiedade batendo.... queríamos muito ver o rostinho do nosso ‘bebê’, porque até então não sabíamos se era a Sofia ou o Luiz.... e a minha Doula, Camila, teve muiiita paciência, passei toda semana que antecedeu o parto tendo contrações, todos os dias achava que ia parir e ela vinha aqui e ficava comigo, fazia massagem, tirava minhas duvidas, me acalmava, explicava como eram as contrações e o trabalho de parto (apesar do esforço é meio difícil de entender como tudo acontece até que se viva o parto), sendo que ela tinha um emprego, marido e filha pequena (a linda e cheia de vida Anahi!!!).
Enfim, começamos a nos relacionar pelo facebook em novembro, eu estava com 4 meses de gestação, nos encontramos em dezembro pela primeira vez e a empatia bateu de cara e depois disso nunca mais deixamos de nos comunicar, ela me dava dicas de leitura, conversava comigo sobre como estava me sentindo, discutíamos sobre as decisões a tomar em relação ao parto, falávamos sobre aleitamento, fraldas, cuidados com o bebê... mas foi no momento do parto que ela se mostrou IMPRESCINDÍVEL!!! Como meu parto aconteceu em prestação fui devagarinho aprendendo com ela como controlar respiração, a não contrair os lugares desnecessários (todas partes do corpo, menos o útero que está contraindo por forças da natureza), a relaxar o cenho e a respirar de novo de novo e de novo..... nossa como respira uma Doula!!!!! Hehehehe
Resumindo um pouco do que falei até agora, apesar do envolvimento emocional e dos laços de amizade que se criam entre Doula e doulanda, ela possui o preparo necessário para lidar com toda a situação de medo, tensão e dor que estão envolvidos em um parto, diferente de um familiar ou do marido, quando presente na cena de parto (essa foto do meu parto traduz tudo que venho dizendo!!!) 


A Sofia já está com 1 semaninha de vida e a minha Doula amada continua sendo imprescindível com as dúvidas sobre amamentação, choro noturno, dor de barriga e inseguranças de mãe que rolam a todo momento nesse início. E eu não me canso de lembrar tudo isso e me emocionar, não me canso de agradecer por ter uma Doula ao meu lado, mas que não é qualquer Doula, é A DOULA!!!! Camila amada segue nesse caminho! Tenho certeza que muitas mulheres ainda se beneficiarão não só do teu servir, mas da tua amizade, irreverência, alegria, vontade de viver e tudo de mais maravilhoso que fazem parte do teu ser! Nossa família agradece imensamente por tudo, sempre!"


Sim gente... Chorei muito quando li... E quando li novamente... E mais uma vez chorei... 

*________*


<3 <3 <3 

8 comentários

Write comentários
Jamile Maluf
AUTHOR
5 de maio de 2013 21:36 delete

Que lindo de ver este carinho e reconhecimento pelas doulas e em especial por ti Camila, que certamente nasceu para dar amor, atençao, cuidado e amparo as mulheres nesta fase tão linda e suas familias! Parabens querida, me orgulho muito de ti... bjao Jamile Maluf

Reply
avatar
5 de maio de 2013 21:53 delete

Te seguindo, depois vou vir aqui ler mais coisas do teu blog!!!! <3 Parabéns pelo trabalho!!! Vem conhecer meu blog tbm ^^ Nádia

Reply
avatar
Camila Lima
AUTHOR
8 de maio de 2013 11:12 delete

Ai Mile... muito obrigada!
Ter gente do bem por perto é o que me dá forças! É uma delícia acompanhar teu sucesso também minha linda... parabéns!

Beijooosss!!!
=D

Reply
avatar
Camila Lima
AUTHOR
8 de maio de 2013 11:15 delete

Olá Nádia... obrigada querida!
Também estou te seguindo no G+... volta sempre tá!

Beijão!

Reply
avatar
Carla Vanessa
AUTHOR
22 de maio de 2013 16:32 delete

Que lindo ! É nessa horas que eu amo ainda mais a nossa vocação !

Reply
avatar
30 de maio de 2013 23:38 delete

Que lindo! Antes de conhecer a Camila eu que já sou mãe de gêmeos e tive uma gestação e principalmente um parto muito complicado, nunca tinha ouvido falar no trabalho das Doulas.
Uma pena pois certamente eu teria hoje uma ideia totalmente diferente de um parto!
Mas veja só, lendo este texto, me deparei com palavras que descrevem a Camila, do mesmo jeito que eu descreveria, sem falar na empatia, que igualmente foi de cara. Aliás, foi a unica vez. Hehe. Gente do bem a gente logo reconhece! Acompanho virtualmente o teu trabalho e, daqui de longe, admiro muito. Isso é dom, é vocação. E é, sem dúvida nenhuma DIVINO! Um beijo.

Reply
avatar
Camila Lima
AUTHOR
31 de maio de 2013 00:51 delete

É uma delícia essa retribuição não é Carla!?
<3

AMO!

Reply
avatar
Camila Lima
AUTHOR
31 de maio de 2013 00:53 delete

Ai Siiillll... me emocionei! <3
Obrigada pelas palavras, pelo apoio, e talvez sem perceber, pelo incentivo!
É exatamente o que acho do que faço... DIVINO... por isso faço, pq amo muito!

Beijããoooo!!!
<3 ___ <3

Reply
avatar